terça-feira, 8 de julho de 2014

Caminho da Fé - Trindade






Há relatos que em meados de 1840, um casal de agricultores encontrou nos fundos de casa um medalhão de barro que representava a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Esta descoberta cativou os moradores da região que se reuniam para rezar em prol da fé no Pai Eterno. Inicialmente foi construída uma capela simples que aos poucos foi se tornando pequena com a chegada de muitos devotos de todos os lugares.

A fé no Divino cresceu, transformando em romaria, ganhou fama e ao longo dos anos os devotos vão se multiplicando com o refrão popular: “Coisa boa é bondade, festa boa é da Trindade”. Hoje se tornou um mega evento e faz parte do calendário cultural de Goiás, com participantes de todo o estado e região.
A caminhada rumo à fé apesar de seus 22 km (do trevo de Goiânia a igreja matriz) é tranquila e segura, bem iluminada e rodeada de policiais, socorristas do bombeiro e SAMU dão suporte aos romeiros que por ventura passam mal. Além dos vários pontos de apoio do governo o que mais encanta é a quantidade de pessoas que em agradecimento ao Divino Pai Eterno oferecem apoio aos romeiros como lanches, chás, cadeiras de descanso, massagens, medicamentos etc.

O percurso também conta com muitas barracas de comidas típicas, com ótimos preços (tudo por R$ 1,00) para alguns, uma verdadeira caminhada gastronômica.

Há aqueles que vão bebendo, cantando, outros rezando, alguns de joelho, outros correndo ou de bicicleta, muitos pais levando os filhos nos braços que foram abençoados, alguns de chinelos, outros descalço, ricos, pobres, resumindo: a caminhada é bem democrática.
Com o objetivo de atrair além do público religioso, também aqueles que gostam da “festa” o governo sempre organiza vários eventos na cidade que conta com shows de famosos, feiras a céu aberto e milhares de vendedores ambulantes, acredite, é impossível sair sem comprar alguma lembrancinha.

Eu tenho o orgulho de fazê-la há mais de 10 anos, a cada trajeto fica o agradecimento por todas as graças conquistadas e a renovação da fé.


Por isso eu digo, “coisa boa é a amizade, festa boa é a de Trindade!”.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cachorro ou Gato?

Os benefícios de se ter um animal de estimação são inúmeros e indiscutíveis, servem como ótimas companhias, aumentam nossa imunidade, tornam nossa vida mais alegre e há relatos de que salvam vidas.
Para os amantes dos bichinhos surge uma dúvida: Cachorro ou Gato?

Eu cresci rodeada de cachorros de todos os tipos e tamanhos, era (e ainda sou) louca por eles. Porém, sempre mantinha distância dos gatos, por puro preconceito mesmo. Até que as circunstâncias da vida me trouxe um gato de presente e eu fui surpreendida.

Essa experiência me fez observar que são perfis totalmente diferentes, os cachorros precisam de mais espaço e são mais carentes. Os gatos se adaptam muito bem em locais pequenos (apartamentos, por exemplo) e são mais independentes e higiênicos.

Pra quem gosta de diversão o tempo todo, os cachorros são mais animados que os gatos embora estes também brincam bastante, mas só quando querem.

Passear com os gatos é uma aventura quase impossível, eles são extremamente caseiros e estranham lugares desconhecidos, já os cachorros são comuns em parques e calçadas.

Ambos são curiosos e fazem suas “artes” é preciso ter paciência e disposição para cuidar deles, são como crianças que podem adoecer ou se machucarem a qualquer momento e precisarão de atenção e cuidado.
Para decidir entre um cachorro ou um gato é preciso que você analise a realidade do seu dia a dia, sua rotina e disposição antes de adquirir um desses companheirinho.
Mas, o saldo é positivo, chegar em casa e ser recebida por eles, não tem preço. É uma amizade sincera e todo cuidado é retribuído. Se você tem disposição, vale a pena tê-los, com certeza sua vida ganhará um brilho especial.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Copa em Brasília

A Copa do mundo é o assunto do momento, eu, apesar de ser brasileira e ter muito orgulho do meu país tenho participado muito pouco deste megaevento. Torci pelo Brasil nos jogos que tivemos até aqui, mas não me entrosei de fato no evento “copa”, participei até então como participei em outras copas realizadas em outros países.

Hoje, com o convite de amigos para pedalar nas ciclovias de Brasília acabamos nos empolgando e fomos do octogonal passamos pelo eixo monumental, Estádio Mané Garrincha até a torre de TV.

Fiquei encantada em ver como a cidade está linda, limpa e organizada. Muito bem sinalizada com placas em português e inglês, muito policiamento, turistas por todo lado e de vários países se interagindo.

De fato, a casa foi arrumada para receber os visitantes. E quem não gosta de ir visitar alguém e receber uma casa toda preparada?

Por coincidência hoje teve jogo da Colômbia aqui e a praça da torre de TV estava tomada por colombianos felizes cantando e dançando suas e nossas músicas. Todos os estabelecimentos comerciais próximos (lanchonetes, restaurantes, lojinhas de suvenir etc) lotados de turistas consumindo seus produtos. Os comerciantes tiveram o cuidado de colocar placas em vários idiomas para facilitar a interação.


Não entrarei no mérito das questões polêmicas acerca da copa, mas vê que Brasília está fazendo bonito, me deixou bastante feliz e orgulhosa.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Blog, ter ou não ter?

Há dias essa pergunta tem me tomado e entre fazer algo ou deixar de fazer prefiro a primeira opção.
Na era de redes sociais exibicionistas e sem graça, ter um blog pode ser uma alternativa bacana para dividir experiências com pessoas que se identificam e possuem dilemas parecidos.

E é exatamente esse o objetivo dessa nova “cria”, compartilhar experiências e ajudar/orientar outras pessoas nessa maravilhosa experiência que é a vida.




Então, vamos lá... Mãos na massa.